domingo, julho 19, 2015

SciFi Lx 2015

O SciFi Lx 2015 assumiu-se como sendo o "ano zero", depois de um primeiro evento organizado no ano passado. Se essa primeira experiência tinha servido para testar a temperatura da água, desta vez a organização atirou-se literalmente de cabeça, com dois dias repletos de dezenas de actividades de múltiplas naturezas, espalhadas por três andares do Pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico.

Átrio Principal do SciFi Lx

A aposta foi claramente ganha, principalmente na enchente de sábado (e apesar da ausência de ar condicionado com que as instalações "brindaram" o evento!).
Ao aspecto atarefado do átrio principal (ilustrado acima), até aos jogos e palestras nas salas circundantes, a audiência soube corresponder da melhor forma. Foram também muitas as empresas/lojas e grupos informais que se quiseram associar ao evento. Destes últimos, quais destaco dois...

Liga Steampunk de Lisboa e Províncias Ultramarinas - Provavelmente a mais cativante banca do evento

Imaginauta, multifacetado projecto de ficção científica portuguesa 

Fica a promessa, transmitida pela organização, que o evento provavelmente voltará em 2016, maior e melhor. Até lá, convém ir seguindo a presença do SciFi Lx nas redes sociais, já que está anunciada a disponibilização da gravação vídeo das palestras realizadas nos dois dias do evento.

sexta-feira, julho 17, 2015

Lançamento da revista BANG! #18

Revelou-se fácil a tarefa de cativar público para o lançamento da revista BANG! #18, no passado dia 14 de Julho à noite, na FNAC Almada, pelo menos a julgar pelo auditório praticamente completo.


No palco, os editores Luís Corte-Real e Safaa Dib, e os colaboradores Bruno Caetano e Sérgio Mascarenhas. Safaa Dib apresentou em detalhe o conteúdo desta nova edição da mais longeva revista portuguesa dedicada ao Fantástico, garantindo ainda que a periodicidade será mantida no futuro próximo. Luís Corte-Real centrou-se na aposta, continuada apesar da crise, na colecção literária BANG!. Bruno Caetano, o comissário da exposição de ilustrações do evento Sustos às Sextas, que agora vê publicação na revista, relatou o processo de produção da exposição, e Sérgio Mascarenhas motivou os leitores para a prática dos jogos narrativos.

Foi igualmente interessante constantar algumas presenças entre a audiência, nomeadamente de membros da organização do Sustos às Sextas, do SCiFi Lx e do Fórum Fantástico, e dos colectivos Liga Steampunk de Lisboa e Províncias Ultramarinas e Roleplayers de Lisboa, num ambiente de salutar fandom.


Uma (pen)última nota (pessoal - já que fui o editor da revista Bang! do nº0 ao 3), num país onde é habitual as pessoas comportarem-se como se tudo fosse sempre "a primeira vez", para agradecer ao Sérgio Mascarenhas a referência a que os RPG têm historial na revista BANG!, lembrando o artigo publicado na BANG! #2, da autoria do Rui Anselmo.  
E uma última nota para agradecer a fotografia da ocasião, gentilmente cedida pelo João Castanheira.

segunda-feira, julho 13, 2015

Sci Fi Lx 2015 a 18 e 19 de Julho

Com o passar dos anos têm surgido em Portugal vários eventos de alguma forma ligados ao género Fantástico, à Fantasia e à Ficção Científica. Do vetusto Fantasporto à descomunal Comic Con Portugal, passando por outros que têm demonstrado um certo grau de consistência como o Fórum Fantástico ou o Mensageiros das Estrelas, e ainda alguns que renascem com "nova gerência", como a EuroSteamCon Porto, o certo é que o conjunto de escolhas vai demonstrando uma interessante capacidade de se complementar e servir de albergue para uma hoste cada vez maior de geeks.

Entre os eventos mais recentes está o Sci Fi Lx, uma iniciativa que se assume de forte dedicação à Ficção Científica, ocupando por um fim-de-semana o Pavilhão de Civil do IST - Institutp Superior Técnico.


Depois de um pré-lançamento no ano passado, denominado "Supermassive Warm-up Party 2014", e da organização da palestra em Lisboa do autor norte-americano David Brin, é lançado agora o Sci Fi Lx - Ano Zero, com uma lista cheia de parcerias e actividades, a merecer uma vista de olhos no site oficial, e uma visita de 18 a 19 de Julho.