sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Amanhã é dia de flashmob fantástica...


Agora que a Antologia de Ficção Científica - Fantasporto 2012 vai surgindo aos poucos pelas livrarias de todo o país, e as opiniões começam a surgir (como, por exemplo, na P3 do Público), toca a aproveitar o Fantasporto estar no início para lançar oficialmente esta "coisa" que me deu tantas dores de parto!

Sábado, 25 de Fevereiro, às 17h, no Teatro Rivoli, poderão encontrar-me no papel de organizador; mas prometo sair rapidamente da frente para vos deixar ver e ouvir os muitos autores nacionais incluídos na antologia que estarão presentes.
A ideia desta iniciativa é apresentar a Antologia e os seus autores, fazendo de seguida uma sessão conjunta de autógrafos, em formato "linha de montagem".

Apesar de ser suspeito, acho que não devem perder...

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Fórum O Futuro Agora - Fantasporto 2012


Incluído na programação do Fantasporto 2012, de entrada livre, e com o título abrangente de Fórum O Futuro Agora, vou ter oportunidade de discorrer em público um pouco sobre Literatura e Ficção Científica.

A intervenção está incluída nas Conferências do Futuro, parte 2 (de 5, portanto há imensos pontos de interesse!), e decorrerá amanhã, dia 21 de Fevereiro, pelas 18:30, no Teatro Rivoli.

A minha intenção é abordar um pouco dos desafios presentes da Literatura, com especial atenção para a de temática de Ficção Científica, assim como alguns autores portugueses que anteriormente "visionaram" o futuro. Ainda mais importante que isso, haverá que abordar o futuro da própria literatura de género entre nós, e indicar alguns dos autores de leitura aconselhada.

Apareçam, estão todos convidados.

domingo, fevereiro 12, 2012

Colóquio Drácula e Literatura Gótica

Recentemente têm sido várias as iniciativas académicas organizadas em Portugal no campo da Literatura Fantástica. Entre elas, encontra-se actualmente aberta a aceitação de propostas para apresentações (até 20 minutos, em inglês) para o Colóquio internacional Dracula and the Gothic in Literature, Pop Culture and the Arts.


Este colóquio, a realizar na Universidade do Minho, a 29 e 30 de Junho de 2012, enquadra-se na comemoração do centésimo aniversário da morte do escritor Bram Stoker. A data limite para a submissão de propostas é 15 de Abril, e a data limite de registo é 31 de Maio. A comissão organizadora é liderada pela Profª Isabel Ermida.

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Antologia de Contos de Ficção Científica Fantasporto 2012

Eis que a Antologia está prestes a ser lançada (no dia 25 de Fevereiro, no Fantasporto, mas mais sobre isso num próximo post). Pessoalmente, tem sido uma experiência tremendamente gratificante editar este volume. E, como tem sido o meu nome a figurar com proeminência nas divulgações que por aí tenho visto, nada como recentrar o foco em quem realmente importa: os autores.

Aqui fica a lista de autores, e respectivos contos (pela ordem que surgem na antologia). Em breve direi algo mais sobre cada um deles em particular...


O tempo tudo cura menos velhice e loucura
António de Macedo

A inimaginável materialização de Samira
João Paulo Vaz

O Robot Auris
Beatriz Pacheco Pereira

O Festival
Filipe Homem Fonseca

Virgílio Bentley e o extraterrestre
Ágata Simões

As mãos e as veias
Afonso Cruz

Tsubaki
Bruno Martins Soares

Uma Alforreca no Quintal
António Carloto

Fogo!
João Ventura

O cão
Isabel Cristina Pires

O Mistério dos Uivos
Madalena Santos

Expedição ao Futuro
José Cardoso

Déjà-vu
Luís Roberto Amabile

Acordar o Profeta
João Leal


Manuel Alves

As Moças do Campo
Telmo Marçal

A Besta-fera
Rodrigo Silva