quinta-feira, março 25, 2010

Exposição "Descobrir Novos Autores"

No mercado editorial actual, o trabalho do autor já não termina com a palavra «FIM» na conclusão do seu romance. Cada vez mais, as editoras mostram-se interessadas em escritores capazes de gerar o seu próprio público, nos que trazem consigo um capital acrescido de marketing.

No mercado anglófono têm sido vários os exemplos de autores que atingiram a notoriedade através de técnicas alternativas de promoção. Através de crónicas, blogues, podcasts, romances disponibilizados em Creative Commons, escritores como Cory Doctorow, John Scalzi, James Patrick Kelly ou Tee Morris, atingiram índices de popularidade que, eventualmente, lhes proporcionaram contratos de publicação.

Provavelmente nesse espírito, surgiu recentemente o projecto Descobrir Novos Autores, impulsionado pelo escritor Rafael Loureiro (Saga Nocturnus, Editorial Presença). Reunindo autores de vários géneros, o projecto começará por organizar exposições itinerantes. A primeira ocorrerá em Abril, na Amadora, e o conteúdo pode ser consultado no cartaz abaixo.