sábado, fevereiro 20, 2010

Memórias da Ficção Científica


Quase a propósito do post anterior, surge a descoberta do novo blog de Álvaro de Sousa Holstein , Memórias da Ficção Científica.

Durante muitos anos ligado ao meio nacional e internacional da Ficção Científica (FC), a contribuição de Álvaro de Sousa Holstein ao género teve provavelmente como facto mais marcante a publicação (em conjunto com José Manuel Morais) da Bibliografia da Ficção Científica e Fantasia Portuguesa (edições em 1987 e 1993).

Nas palavras do próprio, este novo blog tem como objectivo «ir aqui publicando todo o tipo de material (revistas, correspondência, livros, ilustrações, etc.) que ao longo dos anos fui guardando e que constituem as minhas memórias desde os 12 anos com a ficção científica, fantasia e horror».

Assim, sem ordem estabelecida, é revelado material vário de uma considerável riqueza gráfica e histórica; uma autêntica viagem de descoberta arqueológica, muitas vezes despoletando novas pesquisas.
Pena é que a maior parte do material não seja acompanhado de maiores considerações escritas, que forneçam mais pormenores sobre obras e autores. Geralmente nestes casos, polémicas aparte, essas visões são de grande valor para se apreciar o cenário que envolveu toda esta "idade de ouro" da FC, também em Portugal.

4 Comments:

At 2/20/2010 7:40 da tarde, Blogger Álvaro de Sousa Holstein said...

Rogério,

É com agrado que verifico que de algum modo o blog aporta alguma coisa.

Até ao momento a minha opção foi de "limitar" os comentários, mas a evolução do blog tem como objectivo ir ao encontro de quem o lê, sem deixar de ter presente o porquê de ter sido criado.

Abraço,

Álvaro

 
At 2/20/2010 7:45 da tarde, Blogger Rogério Ribeiro said...

Álvaro,

Entendo perfeitamente a sua opção "editorial". O meu comentário nasce provavelmente de estar a cobrir épocas anteriores à minha entrada no fandom; daí a minha natural curiosidade de saber mais sobre nomes que reconheço de menções fugazes noutros locais, ou mesmo que desconhecia completamente.

Um abraço,
Rogério

 
At 2/20/2010 8:09 da tarde, Blogger Álvaro de Sousa Holstein said...

Rogério,

Ainda referente ao post, como bem sabe não tenho qualquer complexo em relação a polémicas.

Em relação ao seu comentário, uma boa parte das entradas do blog tem links que remetem para informação complementar, de forma a ser possível encontrar pessoas como Kaarle Ervasti.

Se feito um comentário no sentido de obter mais informação, logo que dela disponha, de imediato a tornarei acessível.

Tenho tentado que o blog não peque por ficar "demasiado pesado".
Mais uma vez obrigada pelo feedback.

Um abraço,
Álvaro

 
At 2/20/2010 9:09 da tarde, Blogger Rogério Ribeiro said...

Álvaro,

Eu até teria a ousadia de dizer que, para além de não ter qualquer complexo com isso, até parece ter alguma propensão para a polémica! ;)

Leve este meu comentário como a observação bem-humorada que é, sem quaisquer outras implicações, visíveis ou encapotadas.

Um abraço,
Rogério

 

Enviar um comentário

<< Home