segunda-feira, janeiro 11, 2010

Novidades editoriais - Revistas

O início de 2010 tem sido antecipado como uma altura de várias novidades editoriais no campo das revistas portuguesas do género fantástico. Efectivamente, começam agora a ser conhecidos alguns pormenores:


Talvez lembrando a Asimov's Science Fiction, teremos, ainda em Janeiro, o lançamento da Roberto Mendes's Dagon. Em colaboração com a editora Edita-me, recentemente responsável por um concurso de contos fantásticos que deu origem a uma antologia, este será o primeiro número da Dagon no formato papel, depois de um número electrónico experimental.

O lançamento oficial está marcado para o dia 23 de Janeiro, no Clube Literário do Porto, pelas 18:30. Antes, pelas 17:00, está também prevista uma mesa-redonda sobre o Fantástico. De qualquer forma, o programa completo das festividades que rodeiam o lançamento desta nova encarnação da revista deverá ser anunciado nos próximos dias.

Quanto ao conteúdo deste primeiro número, pode-se retirar que recuperará o conto "Dormindo com o Inimigo", de Luís Filipe Silva, publicado o ano passado na antologia brasileira Galeria do Sobrenatural, e um conto histórico de João Barreiros, aos quais se junta a jovem Carla Ribeiro e o israelita Nir Yaniv, numa colaboração bastante interessante entre a Dagon e o Apex Book of World SF. Aliás, provavelmente também fruto dessa colaboração, a revista inclui uma entrevista com o organizador da antologia Lavie Tidhar. Ainda numa vertente internacional, a Dagon conta com um artigo do crítico americano Larry Nolen, e com um report sobre o festival de cinema fantástico de Sitges.
E isto são apenas as chamadas da capa! (capa essa que conta com uma ilustração poderosa; apesar de não vislumbrar os créditos do ilustrador, o mesmo está desde já de parabéns).

Quanto à revista Bang!, também se anunciam novidades para este início de 2010. Para começar, Nuno Fonseca junta-se a Luís Corte-Real como co-editor da revista. Para breve está prometido o lançamento de um novo número, também com formato remodelado.

5 Comments:

At 1/11/2010 12:42 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ainda bem que o Roberto Mendes é uma pessoa humilde e modesta, assim só tem o nome em letra miudinha junto ao título.

 
At 1/11/2010 12:53 da tarde, Blogger Luís R. said...

E publicado por uma vanity press. Vou já encomendar o milho para as pipocas.

 
At 1/12/2010 11:13 da manhã, Blogger Luis F Silva said...

Uma nota: o conto do LFS é inédito (em Portugal) e não histórico :)

Abraços.

 
At 1/12/2010 11:35 da manhã, Blogger Rogério Ribeiro said...

Olá, Luís.

Diz ao LFS que já procedi ao emiuçamento da passagem. ;)

Abraço,
Rogério

PS: tens de perder esse tique de falar na 3ª pessoa, loool.

 
At 1/13/2010 7:15 da tarde, Blogger Roberto Bilro Mendes said...

Obrigado pelo post, Rogério.

Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home