terça-feira, outubro 06, 2009

Marquem esta nas vossas agendas...


Em ano de paragem do Fórum Fantástico, evento que tem sido nos últimos anos único a reunir os amantes de todos os media tocados pelo género Fantástico, parece que houve quem tomasse o meu post anterior como um bitaite atirado do conforto da poltrona. Nada poderia estar mais errado!

É verdade que o FF não se vai realizar este ano, apesar de estar prometida uma nova edição para 2010. A pausa teve razões já explicadas, e que se mantêm válidas. No entanto, há algo mais a dizer na matéria de eventos.

Mesmo o FF, que se vinha realizando sem interrupção há vários anos, sofria de alguma instabilidade geográfica: ou seja, andava sempre a pular de local em local. Fruto das necessidades de organização, e de estarmos onde nos davam condições para tal. No entanto, houve sempre o desejo de "voltar a casa"; neste caso entendida como a Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, onde se realizou o primeiro, e para muitos o mais agradável, FF. Essa perspectiva parece ir ocorrer em 2010, na sequência de um simpático convite da BMOR.

Mas isso abriu também a possibilidade de realização de algum tipo de evento ainda este ano. Assim, da colaboração entre mim e a BMOR (com o envolvimento adicional de algumas outras pessoas e grupos, a anunciar brevemente) irá ter lugar, nos sábados 21 e 28 de Novembro, no auditório da BMOR, um conjunto de apresentações e debates denominado Conversas Imaginárias.

O evento será de porta aberta, grátis. Quanto ao conteúdo, irá ganhar forma nos próximos dias. Mas a minha intenção é dedicar um sábado ao cinema e ao concept art, e outro sábado à literatura e à banda desenhada. O foco será dado inteiramente a participantes nacionais.

Esta ideia tem andado a maturar na minha cabeça, nos meses que estive afastado destas lides. Começa a ganhar forma agora, apesar de eu afinal estar a ter menos disponibilidade nesta fase do que o que tinha antecipado. Também por isso decidi avançar desde já com este anúncio-esboço, quando o meu hábito é apenas anunciar iniciativas com o programa quase fechado. Portanto, não se admirem dos convites surgirem a conta-gotas. Não será assim na minha cabeça, mas será assim na minha disponibilidade para os ir formulando e enviando.

De qualquer maneira, em linha com o meu post anterior, podem esperar que as Conversas Imaginárias se assumam como um local onde se irá dar atenção ao que se faz actualmente, relembrar o que se fez, e projectar o que se poderá fazer, em Portugal, no género Fantástico.

Conto com o vosso apoio!