sábado, setembro 05, 2009

Avassaladora!


"Avassaladora" é o mínimo que se pode chamar à crónica sobre a tetralogia vampírica de Stephanie Meyer publicada este sábado no caderno Actual do jornal Expresso. Da autoria de Rogério Casanova, são passadas em revista algumas das características das quatro obras que compõem esta série: Crespúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer; com especial atenção para o estilo de escrita da autora.

Recheada de comentários mordazes, que nos arrancam um sorriso quase a cada parágrafo, esta crónica intitulada "Sangue simples" lança um olhar céptico sobre toda a série, e sobre a autora.
Só é pena que as suas conclusões finais não possam ter sido enriquecidas com a opinião que o escritor David Soares veiculava há algum tempo, genericamente, sobre as recentes obras sobre vampiros: "Os adolescentes querem ler sobre os seus problemas, volto a dizer. Ter vampiros como personagens, ou beterrabas antropomórficas, é acidental. O que interessa é o plot liceal, cheio de inuendos sexuais, em que existe a promessa de se encontrar alguém especial porque tanto o protagonista (e, por mimetismo, o leitor) é muito especial.".

Aí residirá (grande) parte do segredo do sucesso desta saga. E, para o público adolescente e algum do adulto, isso será sempre o aspecto mais valorizado...