quarta-feira, dezembro 20, 2006

Carl Sagan Blog-a-Thon

Comemoram-se hoje... raios... é melhor por a coisa de outra maneira...

Fazem hoje 10 anos que morreu o astrónomo e divulgador científico Carl Sagan. Como indicava a capa da revista Time de 20 de Outubro de 1980 (tinha eu 9 anos!), um verdadeiro "showman" da Ciência.

Assinalando a data, foi organizado uma Blog-a-Thon, na qual podem participar todos os internautas interessados, preferencialmente possuidores de blogues. Para mais informações, podem começar pelo post no blogue do Nick Sagan, filho de Carl Sagan, escritor de ficção científica e uma das agradáveis visitas que tivemos em Portugal durante o Fórum Fantástico 2005.

Reconhecido tanto pela divulgação da causa espacial, da investigação SETI, das armadilhas das pseudociências, como pela sua fabulosa série televisiva Cosmos e pelos livros de divulgação científica (Cosmos (1980) é ainda hoje o livro científico mais vendido de sempre) e de ficção científica (Contacto (1985) - adaptado para cinema em 1997), Carl Sagan parece fazer mais falta do que nunca, num mundo cada vez mais necessitado destas figuras carismáticas (de pessoas como Richard Feynman (morreu em 1988), Stephen Jay Gould (morreu em 2002) e Stephen Hawking. Curiosamente, parece que a tocha foi agora levantada por um não-cientista: Al Gore!).

Pessoalmente, a imagem do excelente comunicador, misturando História e Ciência num discurso e cenários atraentes, ficou-me gravada da juventude, altura em que a série Cosmos foi exibida pela primeira vez na RTP. E acredito que terá sido um dos factores formadores para a minha escolha, anos mais tarde, por uma carreira científica de investigação... assim como pelo gosto pela literatura especulativa, principalmente pela ficção científica.

A série Cosmos foi recentemente editada em Portugal em DVD, e aconselho vivamente que a adquiram. Também a editora Gradiva tem publicado grande parte dos seus livros. Afinal, a melhor maneira de comemorar... oops... assinalar o seu legado.

Os Adultos e a Fantasia

Quem melhor para discorrer sobre esta questão do que a autora norte-americana* Ursula K. LeGuin? Afinal, qual o papel da Fantasia no conjunto da Literatura e qual a razão pela qual tanta gente abandona este género literário na infância/juventude?
É sobre estes temas que trata o artigo "Imaginary Friends", publicado recentemente na revista New Statesman e disponível online.

*Nota: Cada vez que emprego este termo, lembro-me dos "pobres" canadianos, metidos no mesmo saco. Inteligentes foram os brasileiros, onde Ursula LeGuin é uma autora... estadunidense!