segunda-feira, maio 01, 2006

Links: Quando Utopia rima com Academia...

Maria do Rosário Monteiro é professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa. Na sua carreira docente tem ministrado algumas cadeiras relacionadas com o Fantástico, tais como "A Literatura Fantástica na Inglaterra do Século XX", "O Fantástico na Cultura Ocidental" e "Literatura e Mitologias". Mas é na sua carreira académica que esta opção tem sido mais preponderante, com a tese de mestrado A Viagem e a Transformação em The Lord of the Rings e a tese de doutoramento A Simbólica do Espaço nos Mundos Fantásticos Neo-Românticos; Análise Comparativa das Obras The Lord of the Rings e Earthsea.

A sua página pessoal apresenta os textos completos de ambas as teses, assim como os textos de várias artigos que elaborou, principalmente relacionados com os estudos das utopias, sobre autores como JRR Tolkien, Ursula K. LeGuin, Jorge Luis Borges, Cordwainer Smith e Philip Pullman (de quem foi a tradutora da versão portuguesa da trilogia His Dark Materials/Os Mundos Paralelos).
A página apresenta ainda um projecto em desenvolvimento: uma "Biblioteca Utopiana Virtual", uma listagem dos vários textos existentes dentro do género utópico.